QUEM SOMOS
Somos a CHAPA 3: UFOPA PARA TODOS, inscrita para concorrer na consulta prévia à comunidade universitária aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), para o quadriênio de 2022 a 2026 . Nosso projeto será representado pelo professor Edilan Quaresma, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), e pela professora Carla Ramos Munzanzu, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).
Nos lançamos nesse desafio pelo compromisso com a luta pela justiça social, democracia, proteção ambiental, desenvolvimento regional, afirmação das identidades e garantia dos direitos de nossos povos tradicionais, indígenas e quilombolas, reconhecendo nosso principal e uníssono compromisso com a universidade sob o lema UFOPA PARA TODOS.
Apresentamos os perfis do professor Edilan Quaresma e da professora Carla Ramos Munzanzu abaixo:
Edilan Quaresma
Natural da cidade de Santarém, sou o quinto de nove filhos de pai operário e mãe artesã e dona de casa. Migrei de Santarém em direção à capital paraense em busca de continuidade dos estudos em uma época em que o acesso à Universidade pública era impossível na região Oeste do Pará. Iniciei minha atuação como professor substituto no então Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará.
No ano de 1994 fui efetivado como docente, após concurso público, atuando no Departamento de Administração e Planejamento do Centro de Educação, para desenvolver atividades no campus da UFPA em Santarém. Assumi o cargo de professor efetivo em março de 1994, lotado no curso de Licenciatura em Pedagogia, onde permaneço até os dias atuais.
Pude participar ativamente das discussões do movimento para criação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Em dezembro de 2014, participei da primeira eleição democrática para o cargo de Diretor de Unidades Acadêmicas na Ufopa e fui reeleito em 2018 com mandato até 2022. Ao longo dos quase 29 anos dedicados à formação de profissionais, tenho participado ativamente da vida acadêmica e administrativa na Universidade, além de movimentos políticos em prol da educação (vice-coordenação estadual da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação - ANFOPE, e vice-coordenador da região Norte do Fórum Nacional de Diretores(as) de Faculdades, Centros de Educação e similares das universidades Públicas Federais Brasileiras – FORUMDIR).
CLIQUE AQUI para acessar o Currículo Lattes do Professor Doutor Edilan Quaresma e conheça a sua trajetória profissional.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Bacharelado em Estatística (UFPA)
Especialização em Educação Ambiental (UFPA, 1995)
Especialização em Estatística (UFPA, 1997)
Mestrado em Estatística (UFPE, 2000)
Doutorado em Ciências com Ênfase em Estatística e Experimentação Agronômica (ESALQ/USP, 2014)
CLIQUE AQUI para acessar o Currículo Lattes da Professora Doutora Carla Ramos Munzanzu e conheça a sua trajetória profissional.
Tenho 43 anos, sou natural do Rio de Janeiro e mulher criada por avó. Filha de Celedi e de um consórcio de outras mulheres; filha da madrinha Sônia e do padrinho Celso. Sou casada com Urânia Munzanzu, cineasta de Salvador.
Durante muitos anos trabalhei no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Rio de Janeiro. Executei projetos inaugurais do Patrimônio Imaterial e outros que envolviam políticas do Patrimônio Material no país. Fui assistente de pesquisa em projetos específicos de Patrimônio Material no Museu de Folclore. Minha primeira experiência em sala de aula foi na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atuei como professora substituta entre os anos de 2007 e 2009, no Instituto de Artes.
Em 2010, fui aprovada no processo seletivo para professor na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Após iniciar a carreira como docente da Ufopa, em 2011, comecei a desenvolver pesquisas na área das comunidades tradicionais de terreiro do Oeste do Pará. Coordenei projetos de pesquisa e extensão que focaram na formação, por exemplo, de professores quilombolas para atuar nas primeiras escolas quilombolas no Planalto de Santarém.
Fundei o Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-Religiosas do Oeste do Pará e Caribe NPDAfro, realizando trabalhos de pesquisa e extensão. Nesse período que estive muito mais envolvida com as frentes de luta antirracista no país e fora do Brasil. Em 2019, já de volta ao Brasil, retornei para Santarém e assumi a Coordenação do curso de Antropologia, cargo que ocupo até hoje.